ARQUITETURA E URBANISMO

Kátia Cañellas

Arquiteta e Urbanista graduada em 1992 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Paisagismo e Meio Ambiente pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no ano de 1995. Mestre em Arquitetura pela UFRGS em 2003 e doutora em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em 2017. Professora universitária de 2001 a 2010, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) e na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC) e no curso de pós-graduação em Projeto de Arquitetura e Urbanismo Sustentável na FURB/SC. É pesquisadora nas áreas de Conforto Ambiental (GEPHABITAT/FURB), Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (CEGIST/ULISBOA) e consultora em Mudanças Climáticas e Sustentabilidade com foco em Planejamento Estratégico.

Raquel Werner de Vargas

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2019. Foi bolsista CNPq de graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Toronto - Canadá, e bolsista de iniciação científica FAPERGS e PRATIC. Atualmente cursa especialização em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui vínculo com a Latus Consultoria desde 2018, colaborando na elaboração de planos e projetos urbanos, prestando serviços cartográficos, de geoprocessamento e georreferenciamento.

DIREITO

Ana Paula Marcante Soares

Advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como pesquisadora no campo da Antropologia com ênfase em antropologia urbana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: crise e conflito, ambiente, paisagem e territorialidade em contextos urbanos, memória coletiva; no Núcleo de Pesquisa sobre Culturas Contemporâneas – NUPECS (PPGAS UFRGS) e no Banco de Imagens e Efeitos Visuais -BIEV (PPGAS UFRGS). Participou na elaboração de planos diretores participativos, planos de habitação de interesse social, planos de regularização fundiária, trabalhos técnico-sociais, sistema integrado de resíduos sólidos.

Ingrid Pantoja Pereira Botelho

Advogada graduada pela Universidade Feevale em 2012 e especialista em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura Federal no RS (ESMAFE). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2021. Atua junto a Latus Consultoria desde 2016 na área de Direito Urbanístico, Ambiental, Civil e Administrativo. Fez parte de equipe técnica na elaboração de leis de Planos Diretores, Códigos Municipais e Plano de Mobilidade Urbana nos municípios de Santo Augusto/RS, Presidente Kennedy/ES, Luiziana/PR, Tapejara/RS e Quatro Pontes/PR.  

ENGENHARIA

Camila Pohl Fröhlich

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul. É mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente cursa pósgraduação em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Possui experiência na elaboração de Plano de Saneamento (e Resíduos Sólidos) para Consórcio Público e Prefeituras Municipais; participação em atualização do Plano Diretor Participativo; experiência de 5 anos em assessoria municipal para licenciamento ambiental e criação/implantação de sistema municipal de licenciamento ambiental; além de elaboração de projetos de saneamento para loteamentos particulares.

SOCIAL

Isadora Fagundes

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Curso de Especialização em Serviço Social e Educação Popular - Instituto brava Gente. Experiência na execução de trabalhos técnicos sociais, técnicos socioambientais e diagnóstico socioeconômico, como Planos Locais de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária.